#0012 Você realmente precisa ler?

Você já se perguntou por que consegue passar horas no TikTok sem piscar, mas não consegue ler nem 10 páginas de um livro sem se sentir entediado?

Eu sei que você deve achar que o problema é com você, que ler é fácil. Alguns gurus até pregam que bastam algumas páginas por dia e tudo vai ficar bem e pronto, você já se tornou um exímio intelectual. Mas na prática você não consegue, simplesmente não consegue. Sabe o que é mais chocante? A culpa não é sua. Nosso cérebro não foi programado para ler.

Você até tenta, isso funciona algumas vezes, você lê alguns livros. Melhora o seu ego, e então fica meses sem pegar num livro. E quando volta a ter consciência de si, está novamente passando horas e mais horas nas redes sociais. Eu sei, eu também sou assim.

Não conseguimos sair da rotina: trabalho, TikTok, trabalho, TikTok. Você olha para sua estante, até quer pegar algum livro lindo, mas já está tão empoeirado.

E você pensa consigo, mas nem ousa falar com os outros: para quê eu vou ler, se basta eu perguntar para o chat-GPT e ele me trará as respostas para os resumos. Eu sei porque me faço esse questionamento todos os dias, será que a tecnologia já chegou ao ponto que não precisamos mais nos esforçar para nos tornarmos pessoas melhores? Já existem pílulas que têm o mesmo efeito de atividade física, e não precisamos passar horas e horas na academia. Por que com a leitura não seria assim? Estamos na era GPT.

Você pouco a pouco vai ganhando a confiança da máquina, ela sempre acerta as resposta, não é mesmo? Aquela lei que você deveria ler? Joga no chat e pede para ele fazer o resumo. Aquele áudio grande? Peça pra ela transcrever e pegue o resumo. E assim você vai levando a vida.

Ler textos integrais e livros, parece ser coisa tão arcaica, tão velho testamento?

É meus amigos, concordo em partes com você, a leitura não é algo fácil, não é algo trivial.

Nos períodos iniciais de nossa formação, quando o nosso cérebro é o mais plástico possível, ainda assim, demoramos cerca de três a quatro anos para conseguirmos sermos alfabetizados.

E apesar da língua ser algo que se confunda com o próprio ato de ser humano. Escrever e ler não. A escrita é uma tecnologia recente, data de pouco mais de 5 mil anos. E a escrita de forma democrática como conhecemos hoje, só após as primeiras revoluções industriais.

Então é como se nós não tivéssemos tido tempo de nos adaptar para essa atividade ser algo fácil, e simples. Não é como as redes sociais que nos exige uma capacidade mínima e uma postura completamente passiva. Ler exige atitude.

Exige o trabalho de diversas áreas do nosso cérebro. Nos exige concentração. Nos exige algo raro nos tempos atuais: concentrar no tempo presente.

Não é fácil, mas é algo que te recarrega e te dá forças para enfrentar o seu dia a dia. Então, meus amigos, não é como se você tivesse uma escolha, se você quiser ter uma vida saudável, você precisa de uma vida de leitura.

Existem algumas mudanças em sua rotina que podem contribuir para você construir uma rotina de estudos. Primeiro você precisa saber que é algo que vai demandar energia e seu cérebro vai querer te sabotar, então você necessita decidir que é isso que você quer, seja honesto. Nem todos serão estudiosos, e tudo bem.

Passo 1: Crie uma zona livre de celular que tenha o seu livro à mostra. Precisa ser fácil, é como se você começasse eliminando todas as desculpas que naturalmente você teria para não fazer.

Passo 2: Comece devagar, livros pequenos, contemporâneos com linguagem simplificada. Nós não não ousamos pensar que sairemos do sedentarismo para correr uma maratona em uma semana. Com nosso cérebro, é do mesmo modo. O estudo junto com a leitura criará novas conexões físicas no seu cérebro, é como se seu cérebro começasse a ficar bombado, mas é preciso ter paciência e constância. Cinco minutos que sejam já bastam.

Passo 3: Leia assuntos ou gêneros literários que você já goste. Mas qualquer coisa, Aranha? Qualquer coisa. Neste primeiro momento estamos pensando na construção de um hábito, então é importante que seja muito fácil.

Passo 4: Você já leu alguns livros e conseguiu manter uma rotina de leitura, então aqui nós separamos as mangas verdes das maduras. Você precisa começar a se desafiar. Pegar um português do século XIX, ou um livro mais denso. Talvez entrar na filosofia? O céu é o limite. O único objetivo é sair da zona de conforto. Com o tempo você melhorará seu vocabulário e cada leitura se tornará mais fácil.

Passo 5: Escreva sobre o que você leu. Não há nada mais frustrante que terminar uma leitura deliciosa e se esquecer até do título daquele livro. Não precisa publicar, mas se quiser eu adoraria ler suas impressões sobre leitura. De toda a forma, quando reorganizamos e cocriamos conhecimento, de fato absorvemos.

Lembre-se: você está no comando do seu cérebro. E por mais que hoje seja gostoso ficar nas redes sociais, seu cérebro precisa de desafios, da criação de novas conexões, isso previne até mesmo doenças. Mas cada dia é uma escolha e um desafio, por mais que seja doloroso valerá a pena.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *