#0024 O guia definitivo de como você deveria estudar

Estudar não é como assistir a uma série ou rolar as redes sociais em que você vai ver algumas informações e absorver. Estudar exige trabalho. Neste guia, vou explicar como fazer desse processo, que é algo doloroso, mas que nos trará uma satisfação que somente os estudos podem trazer.

Nós não nos preparamos para isso, não sei se já mudou algo, mas na minha época de escola não faziam isso, não nos ensinavam como nosso cérebro aprende.

Eu mesmo durante muitos anos da minha vida estudei de maneira equivocada. Encarava o estudo como algo linear e de maneira arrogante. Sempre procurava algo novo, ou avançado, e após gastar um pouco de horas fazendo determinada coisa, já me sentia avançado o suficiente para avançar.

Então meus estudos eram como se fosse um passeio, um lazer. Mas não, estudar exige trabalho, e muitas vezes é inclusive doloroso.

Dói não saber.

Trarei a pesquisa do neorocientista Stanisla Dahene para explicar como o nosso cérebro aprende.

Segundo ele existem 4 pilares fundamental para o aprendizado:
– Atenção;
– Envolvimento ativo;
– Feedback ativo;
– Consolidação

Atenção não é achar que você estuda quando você lava a louça. Atenção é sentar sua bunda na cadeira, abrir o material e prestar atenção, entender aquilo.

Envolvimento ativo é você atribuir um sentido, um significado para o objeto de estudo. Uma das maneiras mais efetivas de fazer isso é construir um projeto com base nas competências usadas.

Mas existem outras maneiras, você pode também estudar inglês para fazer uma viagem, ou passar num emprego na gringa, você precisa ter um comprometimento, uma responsabilidade e um sentido para aquilo.

Feedback ativo é você ter um professor que vai apontar seus erros e mostrar como você deve continuar. Cuidado para não substituir um professor por uma Inteligência Artificial, elas só parecem que sabem o que estão fazendo, elas não sabem. Você precisa de um professor de verdade.

Por fim, você precisará dormir, e, não adianta estudar e ficar acordado, a consolidação acontece de noite, quando você entra em fases específicas do seu sono, somente assim aquele objeto de estudo se transforma em massa cinzenta e começa a fazer parte da sua vida.

E depois de todo esse processo, se você não utilizar aqueles conhecimentos, você vai se esquecer. Você precisará continuar se envolvendo com os objetivos de seu interesse. Mas se você não utilizar mais tais conhecimentos, seu cérebro vai entender que não precisa, e vai limpar aquela massa para fazer novas conexões de assuntos que você realmente precise.

Então relaxe, você vai se esquecer de tudo que não precisar. Cuidado apenas para não fazer o contrário, e ficar se lembrando de coisas que você já deveria ter esquecido há muito tempo, se isso tiver acontecendo, acredite, você precisa de terapia.

Estamos sempre esquecendo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *