#0025 O guia para alimentar a sua alma

Você também se cansa quando fica muitas horas assistindo uma série? Nós gostamos e nos engajamos na primeira temporada. Avançamos na história e depois é como se aquilo não tivesse mais fim.

Nós de alguma forma esperamos o fim. Tudo à nossa volta é um ciclo com fim. A vida, por si só, é um ciclo que tem um fim. Nós precisamos do fim.

E a falta de fim me lembra do anime Naruto, que é um dos meus favoritos. Se você não conhece, te digo que a premissa é genial. Eis a premissa da história: “como você coloca o fim no ciclo do ódio causado por guerras intermináveis e sem fim?”

O total de episódios do Naruto são 720, com aproximadamente 276 horas de episódios para você maratonar em alguns dias.

Ele fala do poder da amizade, do amor, da esperança, de você nunca desistir dos seus sonhos e seguir em frente, mesmo que você não seja genial. Mas será que precisava de tantas horas para isso?

Claro que não. Mas se tem audiência, tem atenção. Então vamos construindo mais arcos, puxadinhos, histórias. Quanto mais as pessoas consumirem, mais espaço há para a venda.

Se fossem apenas as séries, animes, video-games, seria bom não é? Lembra da época que não existia nada disso? Que a vida no celular era um mato? Que o celular só servia para fazer ligações? Quando foi a última vez que você ligou para a sua mãe?

É surreal pensar que quanto mais nos distraímos com o tempo de nossa vida, voluntariamente, mais as bigtacs como Alphabet (Google), Meta e TikTok lucram.

Só que ao contrário de outras explorações, essa não destrói seu corpo. Ela vai no âmago da sua alma. É como se o combustível para todos aqueles vídeos fosse a sua própria vida.

E não vou me retirar dessa, que quando rolo o feed infinito, eu também perco. Usarei essa palavra, porque é essa a sensação. Perder uma parte da sua vida. E dói-me dizer isso, pois a existência da vida é offline.

E não se engane. Ver vídeos de militância ou conteúdo mastigado de 60 segundos não vai te fazer aprender nada. Me fala algum vídeo que você viu em 2023? Agora se eu te perguntar algum livro, curso, ou experiência, você vai lembrar.

Tudo aquilo que distrai os nossos sentidos e ocupa o nosso corpo; é também rápido, finito, e insuficiente para nós.

Quando lemos uma boa literatura é como se não estivéssemos falando com o nosso corpo, mas com a nossa própria alma.

E não apenas Literatura, mas quando estudamos, seja qualquer assunto, o cansaço é diferente, é um cansaço que nos dá energia para fazer outra coisa. Quando estamos nas redes, ela nos suga e não nos deixa fazer mais nada.

O que você tem consumido alimenta o seu corpo ou sua alma?

*Nossa amor, muito forte quando vc fala que a vida seria o combustível pra alimentar o feed. Muito pesado isso. Porque é exatamente essa sensação. Forte.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *