#0033 Manual não oficial da vida perfeita

Certa vez, contaram uma lenda para mim, disseram que se eu estudasse eu iria me tornar alguém na vida, e alguém na vida não era um cidadão honrável, não. Era simplesmente ter bens.

Não me contaram que trabalhar todos os dias úteis da vida seria tão exaustivo. Não me contaram que todos os meus colegas teriam dores na lombar e eu ficaria me questionando quando seria a minha vez. Se esqueceram de dizer que todos só reclamariam do trabalho da minha equipe, e que os outros quereriam o melhor, mesmo pagando o suficiente apenas para uma sobre-existência.

O manual que me passaram da vida dizia assim:
– Estude e seja um dos melhores alunos da turma;
– Passe numa universidade federal;
– Passe num concurso;
– Se case;
– Tenha filhos;
– Produza;
– Morra;

Esqueceram de colocar na fórmula como ser feliz em meio a tudo isso. Mas felizmente, eu tenho os livros, e os livros completaram o manual para a vida. Não é uma vida perfeita, mas é a vida que eu escolhi para mim e para a minha esposa.

Nos livros descobri que eu poderia colocar sentido em tudo o que eu fizesse. Vivemos num mundo justo? Não. Mas para o mundo funcionar da forma como ele funciona é preciso produzir, então eu comecei a enxergar a produção como uma engrenagem, e ver que tudo era igual, eu estava contribuindo para a humanidade. Era o ideal? Não. Mas era o real.

Aprendi que quanto mais eu produzisse, melhor, mas que a minha vida não poderia e nem deveria ser só vinculada a produção. Eu precisava de outras coisas. Esse é o aspecto da vida humana. E quando eu trabalhei só produzindo, sem levar em consideração os outros aspectos, todas as vezes, eu falhei. Travava e não conseguia mais escrever. Mas quando eu encontrava um equilíbrio eu conseguia escrever.

E foi com os livros que pude começar a aprender a estudar. O senso comum diz que a educação é o caminho para ascensão, ligando-a a dinheiro e prestígio. Mas a vida real é muito maior e mais completa que isso. Não há garantia de nada na vida.

E precisamos estudar, independente de tudo, tudo o que temos vem do estudo. Esta tela que você me lê existe graças ao estudo. Qualquer estudo bem aplicado resolve problemas e traz benefícios financeiros. Mas é só isso?

O estudo nos leva a um nível que mais nada é capaz. É como se nos conectássemos a um espaço em que tantos outros humanos tiveram. É um lugar mágico. Um lugar não-linguagem, o que é isso? É um lugar que a linguagem não consegue captar, não consegue explicar. A linguagem é limitada. E esse lugar, é um lugar em que não existe a limitação da linguagem.

E você estudava. Estudava para seguir aquele velho roteiro, para passar num concurso, para milhares de sonhos que certamente nem eram seus. E se você estudasse para poder se conhecer? O que te aconteceria? me mande uma mensagem, eu realmente gostaria de saber.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *