Algo que sempre me intrigou foi como nós, sendo humanos, podemos ter pensamentos tão divergentes?
Basta olharmos, enquanto uns dizem que é o cúmulo existir uma IA que aprendeu roubando todo o conhecimento da humanidade para ser treinada, outros dizem que é a melhor invenção desde a internet, e ela aprendeu como todos os humanos aprendem, roubando uns dos outros.
Uns acham que ela vai roubar nossos empregados e viveremos um apocalipse de desempregados. Outros que ela vai produzir tudo para que possamos nos dedicar a tudo que amamos, e nos relacionarmos melhor.
Se você tem um relacionamento, você já passou pela experiência de ter a certeza sobre algo. Você está convicto que está certo. Então seu parceiro vem e joga a realidade na sua cara e bem, você estava errado.
Dói, não dói? É como uma parte de você se destruindo.
E quando seu parceiro traz todos os dados, joga a bosta no ventilador. Mas você ainda acredita que o seu ponto de vista é o certo?
Você tem uma dura escolha. Lutar pelo que você acredita, gerando um enorme desgaste para você e o seu parceiro, ou ceder.
Mas a aparência não é apenas isso, tem algo mais. Se você tivesse certeza, você lutaria até o fim. Mas a experiência te mostra que seus sentidos são muito limitados. Você não consegue ter certeza se realmente está certo, você pode estar errado, você sabe, no fundo você sabe.
Então por qual dor você escolhe sofrer?
Este texto poderia ser apenas sobre relacionamentos amorosos. Mas é sobre todos nós. E nossa vida é sobre nos relacionarmos uns com os outros.
Estar errado dói demais. Então nós preferimos ressignificar as novas evidências (que muitas vezes são contrárias ao que acreditamos) para servirem de confirmação.
“Tá vendo! Você sempre faz isso.” “Eu não disse?!”
E se seguirmos por esse caminho nós nunca estaremos errados. Mas ignorar os fatos têm um peso.
Me diga, o que você tem ignorado para sustentar as suas crenças favoritas?
Deixe um comentário