Nota de Esclarecimento: quem me dera ter construído uma empresa bilionária, então este texto partiu da necessidade de verificação empírica da realidade, ou seja, não há uma utopia de como as coisas deveriam ser, existe apenas a observação de como elas são.
Passo 1 – Quanto pior melhor
Tente olhar para você e veja o vício que você tem mais dificuldade. Preferencialmente algum vídeo relacionado a um dos sete pecados capitais: gula, soberba, avareza, luxúria, ira, inveja ou preguiça.
Se você puder juntar um ou mais pecados capitais, terá ainda mais êxito. Por exemplo, o vício em jogos de azar, envolve a gula (não conseguir parar de comer), avareza (achar que ficará rico logo), orgulho (se achar superior, por ter encontrado uma vantagem única) e preguiça (usar o jogo como ferramenta de escape da realidade, ou até mesmo conseguir ter ganhos financeiros sem resolver problemas). Aqui, quanto pior melhor.
Passo 2 – Copie, mas não faça igual
Agora é a hora de pensar no produto, não é muito difícil, volte a pensar nos seus próprios vícios, você pode fazer um produto exatamente igual, bastando mudar a embalagem. Lembra quando você colava nas aulas da escola? Ou quando você pega o roteiro de algum vídeo e apenas manda o chat trocar as palavras? Então, aqui é isso, copia, mas não faça igual.
Sabe quem faz isso de maneira brilhante? Nosso tio Zuckenberg que não se lembra dos primórdios das Redes Sociais (bate aquela nostalgia não é?) mas não é exatamente porque aquela época era melhor, a saudade é simplesmente da vida, quanto mais se passa, mais próximos estamos da morte. Mas voltando, naquela época surge uma rede nova, o Snapchat, com seus inovadores stories, o que o tio fez? Copiou. É igual? Não, não é igual. Então aqui a lição é copie, mas não faça igual.
Passo 3 – Qual a única mentira que o cliente precisa crer para comprar?
Precisamos começar a embalar uma campanha de marketing para você divulgar os produtos. Afinal, você é um completo estranho no mercado. E também, necessitamos mudar os significados, pois ninguém quer ser conhecido como um traficante de vícios. Qual, então, é a única coisa que seu cliente precisa acreditar para se sentir livre ao comprar o seu produto?
Por exemplo, você não associa o café a uma droga altamente viciante e nociva ao seu sistema nervoso. E ela é a droga mais consumida do mundo. Damos ela até as nossas próprias crianças e agimos como se o seu consumo regular não prejudicasse o nosso sono. Eu mesmo, sou um viciado.
São diversas crenças associadas ao consumo de café, que no meio corporativo a crença dominante é: vou beber um café para produzir mais. Deve ter funcionado uma ou duas vezes com as pessoas, mas no geral prejudica. A cafeína em alta quantidade, faz com que você não durma bem. Sem dormir bem, você não consegue produzir adequadamente. Então, de repente, você começa a tomar café porque não dormiu bem, e depois não dorme bem por conta do café. E no final, não produz mais coisa nenhuma. Mas se sente bem, e crê que toma a melhor decisão.
Somente no Brasil o faturamento da indústria do café foi de 78 bilhões de reais no ano de 2024; para se fazer uma comparação, a indústria das bets faturou entre 60 e 120 bilhões. E você não associa nenhum deles a traficantes.
Passo 4 – Conquiste a sua tribo
É preciso de aliados, infelizmente nós ainda não conseguimos fazer nada sozinho, mas você terá um prazer de conquistar a sua própria tribo. Para isso é necessário identificar os dados demográficos ou psicográficos existentes e coesos. Lembra-se de Sócrates “Conhece-te a ti mesmo”, não, você não precisa se conhecer, mas você precisa conhecer a sua tribo melhor do que eles mesmos.
É fácil fazer isso, nós nos organizamos como sociedade em pequenos grupos, mas nossos grupos não cabem todos, então eventualmente sempre existirá pessoas que estão excluídas e se sentem ressentidas com isso. A partir disso você será como um novo Jesus Cristo que falará do Reino dos Céus, falando dessa promessa, que esse reino chegará quando eles comprarem o seu produto.
Mas atenção, você não fala com todo mundo, você falará com os grupos que já se sentem frustrados. Eles estão a um passo de seguir alguém que tem uma mensagem que faz um pouquinho de sentido.
Passo 5 – Construa um Arsenal Quase Científico
Agora que você já construiu sua tribo, você trabalhará num aspecto muito particular da capacidade humana. Dentro de nós há um sentimento, uma espécie de vontade de sermos especiais. E das inúmeras maneiras para atingir a distinção, nós trabalharemos com uma nova descoberta.
A descoberta é muito simples, você pode inclusive pegar fatos existentes e mudar somente as conclusões, dessa maneira parece que é algo novo, e sua tribo se sentirá especial por fazer parte dessa descoberta.
Por exemplo, quase todos os grupos humanos acreditam que existe um sistema que domina a mente das pessoas e por isso ou elas não se desenvolvem e são escravas de uma elite global, ou se não se organizam como proletariado e dominam o poder. Percebe que se parte do mesmo pressuposto teórico e tenta fazer uma mesma explicação para o fato?
Mas claro, somente isso não é suficiente.
Patrocine estudos e especialistas que validaram a sua narrativa. Por exemplo, procure estudantes que estejam realizando TCC, ninguém de verdade lê nenhum TCC, e TCC não tem revisão de pares, mas para o público em geral, e para sua tribo, será uma verdade incontestável. Eles não estão preocupados com a verdade, eles querem se sentir especiais por terem descoberto uma narrativa, lembre-se disso.
Uma empresa concreta que fez isso foi o Brasil Paralelo, eles criaram um ecossistema de “especialistas” que se validam mutuamente. Ao apresentar historiadores revisionistas e comentaristas alinhados, eles constroem um arsenal de argumentos que, para sua tribo, soa como “a verdade que a mídia não mostra”. A forma (produção de alta qualidade) dá a esse arsenal uma aparência de legitimidade inquestionável.
Passo 6: Distribua seus lucros com os generais
Nós não precisamos mudar o mundo sozinhos, embora possa ser interessante e tentador. Mas se lembre também que todos aqueles que enriqueceram, são “generosos” e distribuem os seus lucros. A esta altura você será procurado por influenciadores oportunistas. Diversos querendo se associar a sua marca e seu movimento. Dê muito dinheiro para eles, de preferência um percentual de cada novo membro que aderir ao seu vício.
Eles serão os seus generais no campo de batalha das redes sociais. Quanto mais polarizado melhor. Quanto mais odioso, melhor.
Seja sincero, qual foi a última vez que você elogiou alguém? Mas sei que você vai lembrar da última vez que reclamou de alguma coisa, sei que vai. Nós somos assim, reagimos a coisas ruins, damos palco para o mal, para o ódio, para a desgraça. Procure influenciadores que tenham esse comportamento, que causem discórdia.
Passo 7: Compre remédios para dormir
Repita o processo. Mergulhe tão fundo na sua própria câmara de eco, cercado por seus especialistas e influenciadores pagos, que a linha entre a mentira estratégica e a sua verdade pessoal começa a desaparecer. Este é o estágio final: você não está mais vendendo uma narrativa, você é a narrativa. Isso o torna um vendedor ainda mais convincente.
Sente-se e observe os lucros. A polarização e o marketing tribal farão o trabalho pesado. No entanto, o conflito gera haters. Use o dinheiro para:
Medicamentos e terapia: Como você genialmente apontou, para lidar com o peso moral do que você criou.
Advogados e gestão de crise: Para lidar com os ataques, processos e a inevitável má publicidade que virá do “outro lado”.
Se você seguir meus passos e não conseguir êxito a culpa é somente sua, porque você não desejou.

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